Dúvidas sobre audição? 0800-100-1989

Blog

Você sofre com zumbido?

O zumbido, também conhecido como acufeno, pode afetar indivíduos de qualquer idade, mas é um problema mais comum entre pessoas com idade superior a 65 anos.

Esse sintoma pode ser um sinal de alerta representando problemas de audição mais graves, frequentemente, pessoas que tem acufeno alegam escutar uma espécie de zumbido nos ouvidos, mas os sons também podem se assemelhar com assobios, rugidos, cliques, sussurros, barulho de panela de pressão, cachoeira, cigarra e muitos outros.

O que é o Acufeno?

Esse zumbido, normalmente, é apenas uma sensação auditiva que não ocorre em detrimento de estímulos externos do corpo. As pessoas que sofrem com esse sintoma podem ouvir persistentemente um dos sons exemplificados acima ou qualquer outro zumbido que se assemelhe a algum dos exemplos citados.

O Acufeno ocorre quando o ouvido passa a enviar impulsos, ainda que não exista uma fonte de som próxima do ouvinte. Como ele é um barulho constante pode afetar o individuo de diversas maneiras em seu dia a dia, seja na hora de dormir, na hora de se concentrar para suas tarefas diárias ou em seu equilíbrio emocional no trabalho e/ou sociedade em geral.

Ouço zumbidos constantes. E agora?

Por se tratar de um sintoma cuja origem pode surgir a partir de diversos fatores o ideal é que se procure a ajuda de médicos especialistas e faça um acompanhamento com uma equipe multidisciplinar que pode incluir, otorrinolaringologistas, dentistas, fonoaudiólogos, psicólogos e diversos outros especialistas.

O diagnóstico é feito com exatidão a partir de uma série de exames para identificar a causa do barulho e a partir daí, se necessário, fazer uma intervenção com o uso de aparelhos auditivos personalizados para cada um dos casos.