Dúvidas sobre audição? 0800-100-1989

Blog

Você sabia que a perda auditiva pode ser hereditária?

Perda auditiva por hereditariedade

A perda auditiva pode ser causada tanto por fatores ambientais como fatores genéticos, podendo ocorrer em 1-3 de cada 1000 nascidos vivos. O estudo da surdez de origem genética possibilita diagnósticos cada vez mais amplos, logo pacientes com causa indefinida de perda auditiva podem apresentar alterações genéticas determinantes de sua patologia. A literatura refere que a hereditariedade é responsável por grande parte das perdas auditivas bilaterais severas e/ou profundas.

Na transmissão de uma perda auditiva hereditária dominante, um dos pais, em geral, é afetado (com comprometimento auditivo), e transmite a anormalidade para cerca de 50% de seus filhos. Na transmissão recessiva, ambos os pais são portadores do gene, porém geralmente não são afetados (audição normal), e passam a perda auditiva para aproximadamente 25% dos seus filhos.

A surdez hereditária é classificada de acordo com a ocorrência de achados clínicos, associados em sindrômica e não sindrômica. A forma sindrômica é a menos comum (30%), embora seja a que mais chama atenção. A forma não-sindrômica, que corresponde a 70% dos casos, é a mais comumente encontrada nos consultórios. A perda de audição causada pela hereditariedade está relacionada a uma mutação de um gene ligado ao processo da audição.

A perda auditiva hereditária e congênita frequentemente são vistas como sinônimas, mas nem sempre o são. A perda auditiva congênita está presente ao nascimento, mas não necessariamente é hereditária, podendo ser decorrente de outras causas (infecções maternas). Por outro lado, existem casos de deficiência auditiva hereditária que se manifestam tardiamente na vida dos indivíduos.

Fatores genéticos também podem tornar as pessoas mais suscetíveis à perda auditiva relacionadas a ruído, remédios e infecções. Por isso, é tão importante que se faça acompanhamento anual com Otorrinolaringologista e Fonoaudiólogo para descartar-se hipótese de perda auditiva ou tratamento adequado para tal caso.

Conte com a Opimed para ajudar você com soluções auditivas e cirúrgicas.