Dúvidas sobre audição? 0800-100-1989

Blog

Tudo o que você precisa saber sobre o zumbido

Para início de conversa, precisamos saber o que é zumbido. Você saberia explicar? Muitas pessoas ainda sentem essa dificuldade em relação à sensação.

zumbido no ouvido

 

O que é o zumbido no ouvido?

Zumbido é um som que apenas a pessoa escuta, podendo ser definido como uma ilusão auditiva, ou seja, uma sensação sonora não relacionada com uma fonte externa de estimulação. Alguns ouvem somente no silêncio ou quando prestam atenção em sua audição, enquanto outros passam por isso o dia todo. Complexo, não é mesmo?

Na maioria dos casos, o zumbido é uma percepção auditiva “fantasma”, percebida apenas pelo paciente, característica que dificulta a investigação do problema, podendo trazer desconforto e até insônia. Por isso é tão complicado explicar o que é zumbido.

O zumbido no ouvido é um sintoma, não uma doença específica, o que significa que ele pode ter uma ou várias causas. Pode aparecer em qualquer idade, inclusive nas crianças, mas é mais frequente na terceira idade, sendo que atualmente, ocorre em cerca de 25 a 28 milhões de indivíduos no Brasil.

 

Quais são as causas do zumbido no ouvido?

Excesso de cera, infecções e lesões no ouvido são causas possíveis do zumbido. No entanto, muitos outros fatores que aparentemente não têm nada a ver com o sistema auditivo podem dar origem a esse sintoma, sendo alguns deles desvios de coluna, alterações cardiovasculares, diabetes, disfunções da articulação da mandíbula e consumo excessivo de cafeína, álcool e tabaco.

 

Mitos e verdades sobre o zumbido

Confira o que é falso e o que é verdadeiro em relação às definições e causas do zumbido no ouvido:

Mitos

  • O zumbido no ouvido é uma doença;
  • A alimentação e a falta de atividade física não influenciam no zumbido;
  • Está sempre relacionado à perda auditiva;
  • Não existem aparelhos para tratar o zumbido;
  • Não existem possíveis tratamentos para o zumbido no ouvido.

 

Verdades

  • O zumbido no ouvido tem cura;
  • A perda auditiva, o estresse e a ansiedade podem desencadeá-lo;
  • Entre adultos e idosos, costuma aparecer após uma perda auditiva;
  • Em alguns casos, pode ser prevenido ao se evitar exposição a sons altos;
  • Existem vários tipos de zumbido.

 

Tipos de zumbidos

Existem alguns tipos de zumbido e trouxemos alguns para que você possa estar atento às causas, sintomas e saiba qual o tipo de auxílio que deve procurar. Confira:

  • Zumbido pulsátil: é caracterizado por um som semelhante a batimentos cardíacos ou pulsações. Geralmente está relacionado a problemas circulatórios, como a presença de um vaso sanguíneo anormalmente próximo ao ouvido. Esse tipo pode ser percebido como uma pulsação rítmica no ouvido e pode variar de intensidade ao longo do tempo. É essencial buscar avaliação médica para determinar a causa subjacente e o tratamento adequado;
  • Zumbido agudo: é indicado por um som de alta frequência e pode ser percebido como um apito, assobio ou chiado constante no ouvido. Geralmente está associado a exposição prolongada a sons altos, como música alta ou ruído excessivo. Pode ser temporário ou crônico e, em alguns casos, causa desconforto e dificuldade de concentração. É importante proteger os ouvidos de ruídos intensos e consultar um profissional de saúde auditiva para uma avaliação adequada e orientações sobre o tratamento;
  • Zumbido subjacente a doença: o zumbido no ouvido também pode ser um sintoma de uma condição médica subjacente, como perda auditiva, lesões no ouvido, infecções, distúrbios neurológicos ou até mesmo certos medicamentos. Nesses casos, ele é uma manifestação secundária a outra condição. É fundamental procurar um médico especialista para uma avaliação completa, que poderá identificar a causa do zumbido e recomendar o tratamento adequado, seja por meio de terapias sonoras, medicação ou abordagens específicas para a condição subjacente.

 

Lembrando que, diante de qualquer tipo de zumbido persistente no ouvido, é fundamental buscar avaliação médica para um diagnóstico preciso e orientações sobre o tratamento mais adequado.

 

Possíveis tratamentos para zumbido

possíveis tratamentos para zumbido

A forte ligação entre zumbido no ouvido e perda auditiva facilita bastante o tratamento. Para esses casos, as marcas que a Opimed representa possuem soluções auditivas para o tratamento do zumbido, mediante a avaliação de um otorrinolaringologista.

A GN Resound disponibiliza um aplicativo para quem é usuário de qualquer aparelho auditivo da marca, que possui o recurso Resound Tinnitus Relief, que ajuda a aliviar e gerenciar o zumbido, com programas de terapia de som, exercícios relaxantes, meditação e orientação, sempre que quiser e onde estiver.

Já a Widex possui o programa Widex Zen Therapy (programa de tratamento), que consiste em aconselhamento, amplificação, tons fractais e exercícios de relaxamento para amenizar o zumbido.

 

Por fim, a Signia disponibiliza em seus aparelhos os recursos de sons estáticos suaves e calmos, sons modulados relaxantes e a terapia Notch (1ª do mundo) para ajudar pacientes com o problema.

Quando o problema não decorre da perda auditiva, tenta-se identificar a causa. Essa é uma das partes mais difíceis do tratamento, já que, tirando o zumbido, o problema original pode ser totalmente assintomático.

Quando se torna inviável investigar todo o organismo em busca da causa do zumbido, a orientação é identificar os gatilhos, ou elementos, que disparam ou pioram o desconforto. Álcool, sal, doces, chocolate, cafeína e nicotina são gatilhos comuns, mas nem sempre existe um elemento disparador.

Entretanto, quando nenhum gatilho é localizado, alguns medicamentos podem funcionar. Sua prescrição e acompanhamento de uso devem ser feitos por um médico especialista.

 

Continue lendo nosso blog e obtenha mais informações sobre o zumbido no ouvido, suas causas adjacentes e como recuperar sua qualidade de vida!

Além disso, temos dicas importantes caso você ouça um barulho de cachoeira no ouvido e ainda não sabe como lidar.