Dúvidas sobre audição? 0800-100-1989

Blog

Tipos de aparelhos auditivos: conheça os principais modelos

A perda da capacidade auditiva é um problema que atinge cada vez mais pessoas mundo afora. Apenas no Brasil estima-se que haja cerca de 2,2 milhões de pessoas com algum tipo de  deficiência auditiva. Desse modo, a solução é buscar modelos de aparelho auditivo que contornam tal situação.

No entanto, antes de adquirir o aparelho auditivo, é preciso fazer um acompanhamento médico, a fim de avaliar as causas da doença, bem como estimar o nível da perda auditiva que o paciente apresenta. Com base nessas e outras informações é possível escolher os tipos de aparelhos auditivos que melhor se adaptam às necessidades do paciente.

Portanto, no artigo a seguir do Blog Opimed vamos trazer para você alguns dos principais tipos de aparelhos auditivos. Além disso, vamos falar também sobre os modelos de aparelho auditivo que ficam mais confortáveis e se adequam ao seu dia a dia.

Tipos de aparelhos auditivos

Ao longo dos anos os aparelhos auditivos foram recebendo melhorias e aperfeiçoamentos, para que pudessem entregar uma melhor qualidade de vida para os usuários. Hoje em dia existem diferentes modelos de aparelhos auditivos à disposição do público.

Cada um desses modelos têm diferentes funcionalidades, que repõem a capacidade de audição conforme a perda diagnosticada. Mas além disso, há outras ações que os aparelhos conseguem exercer, como a conexão via bluetooth.

Vale ressaltar também que os diferentes tipos de aparelhos auditivos são produzidos de acordo com a perda auditiva do paciente. Então, antes de escolher o modelo, é preciso consultar um especialista e fazer a avaliação.

Ademais, confira a seguir os principais tipos de aparelhos auditivos disponíveis no mercado:

Retroauricular BTE

Esse é o primeiro dos tipos de aparelhos auditivos. O modelo é dividido em duas partes, sendo uma na parte externa da orelha e outra na parte interna do ouvido. Na parte externa é instalado o circuito de captação dos sons, enquanto o molde que fica na parte de dentro emite o som amplificado.

Receptor no Canal RIC

O Receptor no Canal RIC é um dos modelos de aparelhos auditivos direcionados para os usuários com alta perda de audição. Mesmo assim, é uma opção bastante discreta, passando quase despercebido para quem olha.

De todo modo, esse é um aparelho em que o receptor fica na parte de dentro do canal auditivo. Além disso, é produzido de forma que evite a sensação de ouvido fechado, distorção e eco dos sons recebidos.

Invisível IIC

Os aparelhos auditivos IIC são completamente invisíveis, sendo colocados de forma profunda no canal auditivo. No entanto, ele é feito para ser retirado dos ouvidos todos os dias, a fim de garantir a saúde do sistema auditivo.

Microcanal CIC

Este é um dos tipos de aparelhos auditivos direcionados para os pacientes com perda auditiva leve ou moderada. Uma das principais vantagens deste modelo é o fato de ser personalizado para o usuário, o que torna ele ainda mais confortável.

Vale lembrar, no entanto, que os pacientes que têm o canal auditivo estreito podem ter problemas no uso desse modelo. Então, antes de fazer a compra, é preciso testar o equipamento e fazer o molde.

Intracanal IT

O aparelho auditivo Intracanal IT é um dos tipos de aparelhos auditivos que podem ser usados por pacientes em qualquer estágio da perda de audição. Ele possui um controlador de volume, ideal para evitar desconfortos em ambientes ruidosos, por exemplo.

Além disso, uma outra vantagem importante dos modelos de aparelhos auditivos ITC é o fato de eles poderem ser conectados aos smartphones, tablets e afins via bluetooth. Ou seja, eles também funcionam como uma espécie de fones de ouvido.

Intra Auricular ITE

Os modelos de aparelhos auditivos Intra Auriculares são um pouco maiores que outros modelos, mas ainda assim é discreto. Com baterias recarregáveis, o modelo ITE tem uma boa capacidade de amplificar os sons do ambiente, sendo adequado para pessoas com perda de audição severa.

Ademais, como acontece nos modelos intracanal, o aparelho intra auricular é um dos tipos de aparelhos auditivos que possuem conexão bluetooth e ajuste de volume.

Benefícios em utilizar aparelhos auditivos

É inegável que os diferentes tipos de aparelhos auditivos trazem muitos benefícios para o paciente que os utilizam. Mas algumas dessas vantagens podem ser percebidas com mais clareza no dia a dia, enquanto outras podem ser notadas apenas nos pequenos detalhes.

Sendo assim, um dos principais benefícios desses modelos de aparelhos auditivos é a melhoria na comunicação e interação com outras pessoas. Uma vez que consegue ouvir bem o que acontece ao redor e o que os outros falam, você se sente mais confiante de interagir e até mesmo formar novas amizades.

Desse modo, listamos a seguir alguns dos principais benefícios que o uso de aparelhos auditivos pode trazer ao dia a dia não apenas de quem usa, mas também para os amigos e familiares:

    • Melhoria da capacidade cognitiva;

    • Ajuda o relacionamento interpessoal;

    • Oferece maior autoconfiança e autoestima ao paciente;

    • Fortalece as funções comunicativas e emocionais;

    • Facilita a participação em atividades sociais.

Na Opimed você encontra o suporte completo para cuidar da sua saúde auditiva e dos seus amigos e familiares. Entre em contato agora mesmo e confira as soluções que temos disponíveis para o seu caso!