Dúvidas sobre audição? 0800-100-1989
Conforme envelhecemos, as possibilidades de desenvolvermos complicações de saúde vão aumentando. Como consequência, os cuidados também devem ser maiores para prevenir problemas.
O recomendado é fazer um check-up completo (uma bateria de exames mesmo) pelo menos uma vez por ano, mas essa não é a realidade de todas as pessoas acima dos 50 anos no Brasil.
Felizmente, uma grande parcela da população nessa faixa etária se preocupa com o funcionamento do coração e os níveis de glicose e de colesterol, o que já é um ótimo começo. Mas existem outros cuidados que você pode aplicar para evitar problemas!
Em suma, é bom nos preocuparmos com: olhos, saúde bucal, pés e articulações, quadris e joelhos e, é claro, os nossos ouvidos. Cuidar destas partes do corpo – visitando um especialista assim que notar algo diferente – é um ótimo começo, mas não para por aí!
E para você saber outros cuidados com o corpo e a saúde, a OPIMED separou esse conteúdo, que vai te ajudar a ter mais qualidade de vida. Continue lendo conosco e entenda tudo sobre o assunto!
Muito provavelmente não é a primeira vez que você lê ou ouve sobre dormir bem. Essa é uma dica que recebemos o tempo todo dos médicos, de todas as áreas de especialização, durante a nossa vida, e que é totalmente importante.
Dormir bem é a chave para ter uma boa saúde física, mental e emocional também, melhorando o bem-estar diário por completo.
O motivo por trás disso é que o sono é uma forma de renovar todo o corpo, descansando o organismo e a mente para o funcionamento diário, enquanto ajuda também na memória, concentração, reduz riscos de derrames e até mesmo a propensão da obesidade.
E, para evitar tudo isso, bem como problemas crônicos, é recomendado que você durma pelo menos 6 horas por noite, sendo este o limite mínimo para uma boa noite de sono e boa saúde!
Ter uma dieta equilibrada, com alimentos que suprem as suas necessidades nutricionais, ajuda a controlar o peso e é uma ótima recomendação para manter o vigor diário.
Além disso, comer bem ajuda a melhorar o humor e melhora as funções cognitivas. Isso, claro, além de controlar o colesterol e evitar diabetes e outros problemas.
Uma boa dica aqui é dar preferência para alimentos ricos, principalmente, em vitamina B12, potássio, cálcio, magnésio e vitamina D. Ao mesmo tempo, evite ingerir processados em alta quantidade, carnes vermelhas, gorduras, leite e alimentos com muito sódio e açúcar, ok?
Outra boa dica de cuidados com a saúde depois dos 50 anos é fazer exercícios físicos.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de trinta minutos, durante cinco dias na semana, é o suficiente para estar ativo! E, para isso, a principal recomendação são exercícios aeróbicos em intensidade moderada, como corrida, caminhada, ciclismo, natação e outros.
Você pode ainda fazer exercícios de força para fortalecer ossos e músculos, alongamentos para manter a flexibilidade e mobilidade, além de exercícios de equilíbrio para reduzir o risco de quedas. Eles podem ser realizados antes ou depois dos que mencionamos, mas é essencial fazer mais de um tipo.
Ao aliar estas atividades, você conquista diversos benefícios para o corpo, além de se prevenir contra doenças cardiovasculares, fraturas, diabetes e outros problemas mais.
Como benefício direto dos cuidados com a mente, temos uma melhora nas funções cognitivas, como a memória e a concentração. Por isso, pegue algo que você gosta e crie o hábito de fazê-lo, seja sozinho, com um amigo ou familiar.
As principais recomendações são jogos, como xadrez, damas, jogo de memória e outras atividades parecidas. Quando praticadas diariamente, essas atividades exercem melhoras consideráveis nesse sistema tão importante!
Existem diversos hábitos que muitas pessoas possuem, independente do momento da vida, e que são altamente prejudiciais para a saúde. Alguns dos mais comuns são o cigarro e o consumo de bebidas alcoólicas, mesmo que ambos façam mal e não sejam recomendados — em nenhuma etapa da vida, na verdade.
Enquanto o cigarro possui nicotina, que pode aumentar o risco de câncer e diabetes — entre outras condições —, o álcool pode trazer dificuldades para uma boa noite de sono e a metabolização do fígado, entre outros problemas.
Ambos devem ser cortados por completo: essa é a recomendação de todo profissional de saúde. Mas se você não conseguir parar com a ingestão de álcool, o consumo deve ser feito com muito mais moderação, a fim de não impactar sua saúde.
Dessa forma, parando com estes dois hábitos prejudiciais, você consegue manter o peso ideal e reduz as chances de desenvolver doenças cardíacas e alguns tipos de câncer.
Ficar junto de pessoas que amamos, sejam familiares ou amigos, mantendo contato e fazendo atividades em conjunto é outra dica essencial para o cuidado com nosso corpo.
Afinal, isso acarreta uma grande diferença na saúde mental, fazendo com que você se sinta bem e, assim, diminuindo e combatendo problemas como estresse, ansiedade e outros sintomas da depressão.
Evite ficar isolado ou sozinho por muito tempo, sempre que possível, pois isso pode ser altamente prejudicial em diversos âmbitos da nossa saúde.
E para conferir mais dicas de cuidado com a saúde e o corpo que vão te ajudar a ter mais bem-estar diário, acesse o blog da OPIMED e veja tudo o que temos separado para você por lá!