Dúvidas sobre audição? 0800-100-1989

Blog

Conheça os principais tipos de aparelhos auditivos.

Os aparelhos auditivos são dispositivos eletrônicos que funcionam para amplificar as ondas sonoras, para que as pessoas com perda auditiva possam ouvir sons com qualidade e eficiência, de acordo com cada nível de necessidade. Todos eles seguem este princípio: captam os ruídos de fundo com o microfone e são enviados aos receptores, onde o som é processado na forma de impulsos elétricos e os dados se transformam em um som audível.

Porém, na hora de escolher os aparelhos auditivos é necessário observar alguns fatores. Dependendo do grau de perda auditiva e das necessidades pessoais, os aparelhos auditivos diferem consideravelmente. Não apenas em tamanho e forma, mas também em termos de características e funcionalidades.

Existem três tipos básicos de aparelhos auditivos: RIC, com receptor no canal (Receiver-in-canal) e BTE, que são usados atrás da orelha (Behind-the-ear) e os aparelhos auditivos intra-auriculares, que são utilizados na parte interna da orelha, também chamados de ITE (In-the-ear).

O tipo correto para você dependerá do nível da sua perda auditiva e anatomia da orelha, assim como suas preferências pessoais considerando o design e tecnologia.

RIC
Possuem receptor no canal de menor tamanho e, assim como o ITE, também são posicionados na parte externa da orelha, porém o seu receptor fica dentro do canal auditivo ou da orelha. O receptor pode ser adaptado dentro do conduto auditivo, possuindo peças de silicone ou molde sob medida.

BTE
Os aparelhos retroauriculares podem ser utilizados em todos os tipos de perdas auditivas. Muito utilizados para perdas severas e profundas devido às suas capacidades de ganho e saída e à possibilidade de serem combinados com equipamento pedagógico.

Intra-auriculares
O nome é dado para aparelhos localizados dentro da orelha. Esses aparelhos são posicionados e adaptados no pavilhão da orelha e no conduto auditivo, além de ocupar toda a concha do pavilhão da orelha. Normalmente é preciso confeccionar um molde do conduto auditivo para poder adaptar esse tipo de aparelho.

Agora que você já conhece os tipos de aparelhos auditivos, não se esqueça de consultar a equipe de especialistas da Opimed para te ajudar com as melhores soluções auditivas. Ficará ainda mais fácil escolher o aparelho mais correto para você.

Fontes:

Opimed

Eauriz

Saúde Bem Estar