Dúvidas sobre audição? 0800-100-1989

Blog

Aparelho Auditivo x Amplificador

Sabemos que é comum muitas as pessoas associarem os amplificadores aos aparelhos auditivos. Apesar de serem muito parecidos em seus formatos, o que confunde alguns pacientes, as semelhanças se limitam somente à aparência. Por isso, decidimos mostrar as diferenças para que você entenda a função de cada dispositivo.

O amplificador
Como o próprio nome já sugere, o amplificador apenas amplifica todas as faixas de frequências (grave, médio ou agudo) de forma igual, sem levar em consideração as diferenças e graus de perda auditiva, funciona mais ou menos como um fone de ouvido, nós aumentamos e abaixamos o som de forma igual para todos os tipos de som.

Ao utilizar amplificadores, se torna prejudicial ao paciente, pois pode haver super amplificação de sons que não sejam necessários ao usuário, causando mais perda auditiva em determinadas frequências e também pode ocorrer baixa amplificação de outras, dificultando a percepção de sons e compreensão de fala.

O aparelho auditivo
Ao contrário do amplificador, o aparelho auditivo é personalizado de acordo com as necessidades auditivas do paciente, ou seja, ele amplifica apenas os sons necessários para corrigir a perda auditiva, o usuário terá a maior qualidade e sonoridade natural possível, melhorando a comunicação do usuário e reduzindo o ruído de fundo.

Além de uma seleção de modelo que é realizado pelo Fonoaudiólogo de acordo com a audiometria, todos os aparelhos auditivos são personalizados para o paciente, adaptações físicas dos retro auriculares e intra-auriculares. Os aparelhos auditivos auxiliam muito para que as pessoas possam melhorar sua audição e consequentemente sua qualidade de vida.

Além de todos os benefícios, o usuário do aparelho auditivo também tem suporte total e acompanhamento de um fonoaudiólogo. Esse profissional participa ativamente do processo de reabilitação auditiva do paciente e realiza acompanhamentos periódicos para realizar a aclimatização da adaptação.

Portanto, por mais que seja muito atrativo o preço do amplificador e a possibilidade de ser adquirido pela internet, o acessório não atende as necessidades de pacientes com deficiência auditiva.

Após avaliação do Otorrinolaringologista e detecção de perda auditiva através de exames, procure um fonoaudiólogo e faça a avaliação profissional para que seja indicado o tipo de aparelho auditivo que vai se adaptar perfeitamente à sua necessidade auditiva.