Dúvidas sobre audição? 0800-100-1989

Blog

A relação entre Covid-19 e a Audição

Sabemos que o SARS-CoV-2, causador da Covid-19, pode trazer diversos problemas de saúde, mesmo após o fim da doença. O vírus também pode trazer sérios problemas auditivos, havendo muitos relatos de pessoas que tiveram como consequência a perda auditiva. Uma dessas análises realizada por pesquisadores britânicos aponta que o Sars-CoV-2 pode realmente piorar a audição, o que já é relatado e investigado desde 2020. O que agora está sendo relatado em estudos mais recentes é que a Covid-19 pode não apenas piorar a audição, como também causar ou agravar a sensação de vertigem e o zumbido.

Segundo análise realizada por 2 cientistas da Universidade de Manchester e do Manchester Biomedical Research Center (BRC), no Reino Unido, 7,6% dos pacientes relataram ter sofrido perda de audição após terem contraído o vírus Sars-CoV-2. E mais: 14,8% tiveram zumbido e 7,2% apresentaram sintomas relacionados a vertigem. Porém, são dados coletados de respostas dos pacientes, sendo necessário estudos clínicos e diagnósticos para compreender os efeitos que a Covid-19 pode causar a longo prazo no sistema auditivo das pessoas.

Um outro estudo informa que há uma quantidade significativa de pacientes com surdez súbita, que é uma sensação de perda auditiva, unilateral ou bilateral, após terem contraído a Sars-CoV2-. Assim como pode ser descrito como um sintoma a se considerar para a identificação da contaminação pelo vírus, o estudo alerta também sobre a importância do diagnóstico precoce, que pode evitar perda auditiva irreversível.

Ainda há muitos estudos a serem realizados, porém, é extremamente importante ficar atento aos sintomas como zumbido, vertigem e perda auditiva e procurar rapidamente atendimento adequado, com Otorrinolaringologista, para evitar possíveis complicações mais graves na audição.

Fontes:

globo.com

journalsporl.com

sciencedirect.com